Consultoria Tributária

Consultoria tributária: conheça as principais vantagens

Acompanhe novos temas sobre o setor tributário

A consultoria tributária e fiscal pode ser um serviço muito vantajoso para a sua empresa. A área atua no diagnóstico e na formulação de soluções que envolvem questões administrativas e burocráticas que todo negócio enfrenta. 

A legislação tributária e trabalhista do Brasil é conhecida pela sua complexidade, e embora muitos empresários presenciem o lado ruim disso, é possível encontrar diversas oportunidades para beneficiar a sua empresa por meio de uma consultoria tributária.

Outro fator muito positivo em relação à área é que ela traz visibilidade e conhecimento ao empresário sobre as questões burocráticas que envolvem os negócios.

 

O que é uma consultoria tributária?

 

Os gestores enfrentam diariamente inúmeros obstáculos e dúvidas relacionadas aos tributos, e é inevitável obter as respostas desses questionamentos para uma gestão eficiente.

As informações certas trazem maior confiabilidade para a tomada de decisões, pois influenciam de maneira expressiva os rumos do empreendimento e também reduzem o risco de possíveis inconformidades com o fisco.

Nesse sentido, o trabalho do Consultor Tributário é fundamental.

Ele é um especialista externo da empresa e irá analisar minuciosamente as operações realizadas pela atividade empresarial, seus dados financeiros, fiscais e contábeis, verificando quais tributos podem influenciar na atividade, de forma estratégica.

A Consultoria Tributária tem o objetivo de regularizar o pagamento dos tributos, diretos e indiretos, e, por consequência, reduzir o custo tributário – muitas vezes pago de forma indevida – aumentando sua performance no fluxo de caixa e, mais do que isso, prevenindo eventuais autuações do fisco.

Esse trabalho é muito preciso e detalhista, e busca oferecer conformidade, bem como meios e oportunidades legais para reduzir a carga tributária.

Uma tributação adequada pode gerar um custo menor às suas mercadorias e processos, e tornar sua empresa mais competitiva no mercado.

Além disso, entre os trabalhos prestados pela Consultoria Tributária, há as atualizações oferecidas aos parceiros, isso é, um acompanhamento das mudanças legislativas e a correta interpretação de leis e normas regulatórias.

Assim, você fica sempre um passo à frente de possíveis questionamentos em relação ao fisco, previne problemas de ordem financeira, como autuações fiscais e pagamentos de tributos indevidos e pode atuar na administração de seus empreendimentos de forma mais eficaz.

Além disso, a Consultoria Tributária não oferece apenas efeitos a curto prazo, que são imprescindíveis, mas também proporciona uma redução de custos tributários a longo prazo, os quais trarão reflexos positivos na alavancagem do empreendimento no cenário econômico.

Portanto, a missão mais importante da Consultoria Tributária é encontrar o enquadramento tributário mais adequado para seus parceiros, de modo a proporcionar conformidade com o fisco, bem como adequar seus custos tributários para o que de fato é obrigatoriedade do parceiro recolher.

 

Consultoria Tributária

 

Consultoria tributária: conheça as principais vantagens

 

Para que serve uma consultoria tributária?

 

A legislação relativa aos impostos no Brasil é complexa e sofre várias modificações. Com isso, é normal haver o recolhimento indevido dos tributos ao Fisco. Se você quer evitar essa situação, o melhor é contar com uma consultoria tributária.

Esse serviço serve para ajudar a sua empresa a recolher os valores devidos à Receita Federal, sem incorrer em crime de evasão fiscal. Ao mesmo tempo, os profissionais especializados procuram as melhores práticas de elisão.

Ainda, é importante saber por que contratar uma consultoria tributária. Essa é uma forma de executar os projetos já existentes, avaliar a sua viabilidade e conferir as melhores alternativas para empreendimentos futuros.

 

Quais as atividades de uma consultoria tributária?

 

 

1. Economia tributária

Uma das funções da consultoria tributária é estudar as atividades operacionais da empresa e indicar as melhores formas de tributação. Assim, é possível aplicar a metodologia adequada e obter economia.

Nesse processo, as bases tributáveis são analisadas e comparadas à legislação vigente. Com isso, a chance de ocorrerem pagamentos indevidos ou irregularidades é menor. Da mesma forma, analisa-se a utilização dos créditos tributários e dos benefícios fiscais.

 

2. Melhoria do planejamento fiscal

O planejamento tributário é a base para todas as operações fiscais da sua empresa. Ao embasar todas as ações nele, é possível avaliar a rentabilidade e a sobrevivência do negócio.

Para ser eficaz, é importante reavaliá-lo todos os anos, antes do início das atividades. Desse modo, é possível escolher a alternativa mais benéfica, ou seja, a empresa cumpre com as suas obrigações e ainda paga menos.

 

3. Prevenção e controle de crises financeiras

Em períodos de crise financeira, é preciso economizar. Com a redução dos tributos gerada pela consultoria tributária, fica mais fácil passar pelos imprevistos. Isso acontece devido às práticas de elisão fiscal e também pelo adiamento do fato gerador.

Em ambos os casos, a legislação vigente continua a ser cumprida. No entanto, é possível preservar o caixa da empresa por algum período e tomar ações preventivas para evitar gastos inesperados.

 

4. Acompanhamento das atualizações da legislação tributária

As mudanças constantes na legislação tributária brasileira costumam levar a erros. Esse é um dos motivos que justifica contratar uma consultoria tributária.

Os profissionais especializados cuidarão de todas as atualizações e garantirão que a empresa as cumpra. As exigências dos órgãos serão executadas e todos receberão treinamento para aplicar a legislação da melhor forma possível.

 

5. Redução de desembolsos desnecessários

Muitas empresas brasileiras pagam mais impostos do que deveriam. Aliás, a maioria delas. É o que mostra um estudo do IBGE. Segundo o levantamento, aproximadamente 95% das empresas se encaixam nessa situação.

Isso acontece por diferentes motivos, como o desconhecimento das práticas de elisão fiscal e dos incentivos fiscais, além da falta de planejamento tributário. No entanto, a consultoria pode resolver esse problema.

Os especialistas analisam a empresa e identificam riscos, benefícios e possibilidade de alterar processos. Como consequência, há mais precisão nas tomadas de decisão para evitar a aplicação de multas. Dessa forma, também poderá haver reforço do fluxo de caixa.

 

6. Gestão tributária estratégica

Outro motivo do porquê contratar uma consultoria tributária é a efetivação de uma gestão estratégica em relação aos impostos. Para isso, é preciso realizar um mapeamento histórico do negócio e fazer o monitoramento via KPIs específicos.

Os indicadores-chave de performance ajudam a identificar gargalos e variações que aconteceram na carga tributária em determinado período de apuração. Por exemplo, as sinalizações gráficas de alerta fornecem uma análise mais detalhada que permite definir estratégias adequadas.

Com esse dashboard contábil, sua empresa obtém insights que contribuem para efetivar uma gestão tributária estratégica. Isso é feito por meio de controles internos e cumprimento das obrigações tributárias acessórias e principais.

Além disso, é importante destacar que as questões tributárias devem ser confiadas a um setor especializado. Caso contrário, tenderá a ser contraproducente e gerar prejuízos indesejáveis.

 

7. Recuperação de créditos tributários

Uma consultoria tributária também tem o dever de elaborar um estudo para identificar a possibilidade de recuperar créditos. Esses são valores pagos, mas que não eram devidos. Ou seja, é dinheiro da empresa que poderia ter outra serventia.

Outra situação que gera créditos tributários é o não aproveitamento de benefícios fiscais. Em qualquer um dos casos, há possibilidade de conseguir essa quantia de volta pelo prazo de 5 anos. Esse prazo pode representar um montante significativo, na casa dos milhares de reais.

Nesse caso, o processo é feito via âmbito judicial ou administrativo diretamente com o Fisco. Para a empresa, o resultado é o alívio e o controle do fluxo de caixa.

 

8. Segurança tributária

A digitalização dos processos via Sped aumentou a fiscalização e a possibilidade do Fisco identificar irregularidades. Com a consultoria tributária, você tem acesso a informações qualificadas e realiza processos mais seguros.

 

Conheça os serviços da Leite e Dayan Consultores tributários

 

Solução eficiente com resultados comprovados, atuando de forma especialista e com total integridade, garantindo assim as melhores oportunidades para os seus negócios. Queremos ajudar o empresário brasileiro a recuperar e reduzir as altas cargas tributárias existentes no cenário corporativo.

Somos uma consultoria tributária com experiência de mais de 35 anos em gestão empresarial, planejamento fiscal, auditoria de compliance e levantamento de créditos tributários em empresas líderes do mercado corporativo.

Trabalhamos com base em resultados, transparência e ética, oferecendo estratégias fiscais que trazem inúmeros benefícios e lucratividade para nossos clientes.