auditoria-tributária

Auditoria Tributária: por que é importante no seu negócio?

Acompanhe novos temas sobre o setor tributário

Para a sua empresa funcionar e manter a saúde financeira, algumas etapas são fundamentais, entre elas está a auditoria tributária. Por isso, neste artigo vamos te mostrar os fundamentos e conceitos desses termos. Além disso, entender os benefícios que ela traz para o seu negócio vai te ajudar a buscar uma consultoria especializada para fazer esse serviço.

O que é auditoria tributária e fiscal?

A atividade de auditoria fiscal e tributária é bastante dinâmica e está em permanente mutação, o que requer grande atenção dos órgãos específicos ligados a essa área, com o fim de padronizar e definir procedimentos, fortalecendo o sistema de auditoria e o fiscal, dando, assim, maior segurança para os investidores nas companhias e para a própria sociedade. Tal atividade compreende a análise da eficiência e da eficácia dos procedimentos adotados para apuração, controle e pagamento de tributos que incidem sobre as atividades comerciais e operacionais da empresa e sobre a avaliação do planejamento tributário. Também é conhecida como auditoria tributária, e tem como objetivo principal analisar se todas as obrigações tributárias estão sendo seguidas corretamente em uma empresa.

Assim, é responsável pelo controle e o bom andamento dos procedimentos legais que envolvem diversos processos, como pagamento e recuperação de impostos ou quaisquer outras coisas relacionadas à parte fiscal de uma organização. A auditoria fiscal é aquela voltada para a análise do correto cumprimento das obrigações tributárias pelos contribuintes, e a função de auditor fiscal é exercer a fiscalização e a análise do cumprimento das obrigações tributárias pelos contribuintes, inclusive os relativos ao controle aduaneiro e à apreensão de mercadorias, documentos e assemelhados; ele é a autoridade administrativa incumbidade verificar o correto funcionamento do sistema tributário.

A auditoria tributária, por sua vez, visa a fiscalização eficiente e eficaz de pagamentos e recuperação de impostos, taxas e quaisquer ônus de natureza fisco-tributária que incida sobre operações, bens e documentos do contribuinte, só podendo ser realizada por servidor público empregado no ente tributante.

A auditoria tributária objetiva o exame e a avaliação de planejamento tributário e a eficiência e eficácia dos procedimentos e controles adotados para a operação, pagamento e recuperação de impostos, taxas e quaisquer ônus de natureza fisco-tributária que incida nas operações, bens e documentos da empresa (JUNDFILHO,2000,p.32).

Para que o governo faça uma auditoria fiscal em uma empresa, é necessário que esta possua indícios de infrações, ou seja, provas materiais de que não cumpriu com suas obrigações fiscais.

No Brasil, quem cuida dessa verificação tributária é a Receita Federal do Brasil (RFB), sendo ela denominada Administração Tributária, ou seja, a responsável por controlar toda a tributação e zelar pelo bom andamento das operações. Assim, é muito importante que uma empresa tenha um departamento fiscal interno, a fim de evitar a ocorrência de erros e negligências capazes de prejudicar o bom andamento do negócio. Nesse sentido é que se faz essencial a auditoria fiscal, tanto no campo preventivo quanto no corretivo.

Auditoria Tributária: por que é importante no seu negócio?
Auditoria Tributária: por que é importante no seu negócio

Qual a importância da auditoria tributária para a sua empresa?

Todos os valores pagos pelas empresas, principalmente os impostos, acabam gerando impactos diretos sobre o faturamento do seu negócio. Por isso é de extrema importância investir em ferramentas que reduzem esses gastos e encontrem possíveis erros na gestão interna. E é exatamente aí que a auditoria tributária trabalhar, investigando e analisando rigorosamente todos os impostos pagos e exigidos pelo governo.

Portanto, o trabalho da auditoria nada mais é que depois de análises minuciosas, verificar o andamento da sua empresa, e as finanças. 

O que é auditoria fiscal?

Auditoria fiscal é um procedimento onde um profissional, que pode ser interno, da equipe da própria empresa, ou externo, profissional terceirizado, realiza uma série de testes e conferências para ter certeza de que sua empresa está calculando e pagando os impostos indiretos de forma correta e dentro do prazo correto.

Em alguns casos, esta auditoria também pode acontecer através de um profissional do governo chamado de auditor fiscal, que pode visitar a sua empresa ou, a distância, solicitar documentos e dados para conferir todos os impostos.

Qual é o objetivo da Auditoria Fiscal?

Sabendo o que é auditoria fiscal, fica mais fácil entender quais os seus objetivos. Um olhar superficial para a auditoria fiscal, pode nos fazer acreditar que então ela só serviria para ajudar o governo a arrecadar mais. Mas isso não é verdade!

A Auditoria Fiscal ajuda a empresa a:

  • Garantir que o valor correto de impostos esteja incluso no preço para os clientes finais. Afinal, cobrar impostos a mais pode fazer a empresa perder competitividade no mercado, e cobrar impostos a menos pode abrir espaço para multas e prejuízos.
  • Recuperar os impostos já pagos na compra de insumos e outros itens usados para produzir mercadorias e/ou serviços, podendo gerar mais caixa para a empresa.
  • Entender as oportunidades de usar a legislação brasileira a favor da empresa e mudar o impacto dos impostos. Isso pode acontecer ao alterar alguns detalhes da operação que possam aumentar o aproveitamento dos impostos, ou usar aspectos legais de incentivos fiscais para pagar menos impostos de forma legal.
  • Escolher adequadamente o regime tributário que a empresa vai adotar. Seguindo certas regras, todas as empresas podem comparar impostos devidos pelo Simples, pelo Lucro Presumido e pelo Lucro Real, e escolher o melhor modelo tributário para a sua empresa.

Por que contratar uma empresa para te ajudar com serviços de auditoria?

Como mencionamos anteriormente, para sua empresa funcionar de forma correta  e manter a saúde financeira em dia, esse é um dos principais investimentos. Uma auditoria tributária será capaz de te auxiliar nas decisões tomadas. 

Profissionais bem preparados para atuar nesse setor vão te ajudara  evitar dores de cabeça. Aliás, reduzir os riscos de problemas perante as leis e normas sobre impostos é fundamental. Aliás, eles podem além de gerar danos, causar o fechamento de empresas. 

Conheça os serviços da Leite e Dayan Consultores tributários

Solução eficiente com resultados comprovados, atuando de forma especialista e com total integridade, garantindo assim as melhores oportunidades para os seus negócios. Queremos ajudar o empresário brasileiro a recuperar e reduzir as altas cargas tributárias existentes no cenário corporativo, por isso somos uma empresa disposta a atender de forma personalizada com uma conversa pessoal ou por videochamada as empresas que desejam se aprofundar no assunto ou tirar alguma dúvida.

Visite o nosso site e saiba mais!

Fonte: Fiesp, Portal da Auditoria